quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Sri Lanka: Vida Selvagem

É disto por todo o lado

À primeira vista é tentador, mas não recomendamos
O local do "incidente".
Estão a ver a selva mesmo ali?
É areia filho! É areia!

Eu tinha o sonho de ficar na selva, à beira-mar, a comer peixe e marisco fresquinho. Descalça o dia todo. Tipo amor e uma cabana. E achei que o Hiriketyia havia de ser fantástica para isso. E é. Mas só se não tiverem problemas com animais com mais de 4 patas. 
Hiryketiya é uma baía no sul do país. A selva foi sendo desbastada apenas o suficiente para "encaixar" as construções: casinhas e bares de praias. Ao principio é o paraíso se só quisermos surfar, comer, descansar. E nós tínhamos planeado ficar no bem bom uns 10 dias. Até que demos de caras com a "vida real". Aqui na forma de aranhas que mal dão para esborrachar à chinelada. Depois da primeira aparição nunca mais consegui descansar. Pelo menos, não na cabanazinha. Portanto, as noite foram um problema. Só para mim, felizmente. A criancinha dormiu que nem um anjinho papudo. Nunca se apercebeu do "incidente".
Se forem como eu, esqueçam a cabana e escolham um alojamento que tenhas vidros e redes mosquiteiras nas janelas e vão. A água quentinha, tipo cházinho morno e sem tubarões. A comida. Atum, Mahi-mahi (o peixe lá do sitio). Muitos vegetais e frutas. A cerveja em latas de meio litro. A água de coco fresquinha. Um minuto a pé entre o alojamento e a praia.
A baía é pequenina, portanto é fácil ficar "à pinha", comer com os pés dentro de água, etc. Mais difícil é tirar aquela foto a fingir que fomos nós que descobrimos aquele pedaço de paraíso. 


Só neste bocadinho é que não havia ninguém - uma sorte!

Onde queríamos ter ficado e onde comemos na maior parte dos dias. Dois restaurantes "family friendly":

O que fazer:
Comer, beber, descansar, nadar, agradecer ao universo, repetir.
The Grove Lanka
aka "restaurante do carro de bombeiros"

Ainda tirámos uma manhã para ir à vila. Mas com a cria às costas, sem passeios e com tanto trânsito que acaba por ser difícil respirar, não aguentamos mais de 20 minutos e voltámos à nossa selva.

A outra manhã que tirámos foi para ir a Udawalawe National Park. O pessoinha queria muito ver os elefantes. Mas eu queria ainda mais. Lá pedimos ao nosso anfitrião do Airbnb que nos arranjasse transporte. De Hyriketyia são cerca de 2 horas e escolhemos ir de manhã cedo. Também é possível ir à tarde. Cada safari dura entre 2 a 4 horas.
Só quando chegamos ao parque é que percebemos que aquilo não é o Badoca Park. É mais cada um por si. É preciso contratar motorista e há quem contrate guia. Os motorista e os guias estão alinhados nas suas pickups à entrada do parque tipo praça de táxis. O nosso anfitrião não só nos arranjou transporte, como nos arranjou motorista para o parque, que era também guia. Estilo 2 em 1.
E só depois de termos feito o safari é que percebemos que devíamos ter levado um lanchinho. Felizmente tínhamos um pacote de bolachas.
Para primeira vez gostamos muito. Como éramos os únicos no jipe deu para ver tudo sem pressas.
Em resumo, além da entrada no parque é preciso pagar ao motorista e guia, se for caso disso.

Também vimos crocodilos, búfalos de água, muitos pássaros...





Sem comentários:

Enviar um comentário