Há duas semanas escrevi para o Semanário Sol. No facebook do jornal, a malta resolveu ligar mais à parte em que eu escrevo "Mas, se queremos embandeirar em arco a nossa independência financeira e emocional, depois não vale ir a casa da mãezinha buscar o tupperware da sopa para a semana ao mesmo tempo que lá deixamos a roupa suja para lavar e engomar". Foram dezenas de comentários, principalmente de mulherio que confessa ir almoçar ou jantar a casa dos paizinhos todos os dias. Toda uma geração que confessa exportar a sua roupa suja para casa da mãezinha, porque a mãezinha é como o Omo, lava mais branco. Tanta indignação com o barbeiro onde as mulheres não podem entrar e com os artigos do José António Saraiva no Sol e depois BUMBA!, vai de armar a mãezinha criada vitalícia da roupa suja e da marmita semanal.
Depois ainda há alguém que acha que eu me dou mal com a minha mãezinha e há malta que acha que aos "miminhus*" da mãezinha nunca se diz que não, porque, claro, miminhos e servidão confundem-se.
Criaturas mimalhentas, aqui vai disto:
1. Eu dou-me muito bem com a Mommy, só não faço dela lavadeira nem sopeira.
2. Em minha casa, nós, eu e o meu irmão, ajudávamos nas tarefas domésticas, de maneira que nunca achei que lavar roupa fosse tarefa exclusiva da mãezinha. Eu também pedincho coisas, mas é mais livros e plantas.
3. Sim, acho que quem vai almoçar todos os dias a casa dos paizinhos sofre de preguiça aguda muito mais do que saudades.
4. Com certeza que a mãezinha até fica chateada se a malta não for lá almoçar todos os dias. Por aquilo que consigo perceber, a mãezinha foi vossa criada a vida inteira e agora que vocês, marmanjos e marmanjas saíram de casa, a senhora não sabe o que fazer com tanto tempo livre. Se gostam assim tanto da mãezinha, vão lá a casa tomar chá com ela. Mas façam-no vocês, sirvam-no e no fim levantem a mesa. Então não acham que a senhora merece algum descanso???
Ressalva:
É claro que isto não se aplica quando vivemos longe dos pais e os vemos de mês a mês ou menos do que isso. Porque aí, sabendo que lá vamos estar o fim-de-semana inteiro, os pais encheram a dispensa com comida suficiente para um exército e no fim sobrará comida. Comida essa que em nossa casa e bem racionada dará para um mês inteirinho, porque nós somos mulheres modernas e se nos pudermos escapar à cozinha tanto melhor.
*Por último, criaturas:
Se não sabem que "miminhus" se escreve com "o" no fim, porque em boa verdade nunca foram grande espingarda a português, abstenham-se de fazer comentários no facebook. Sim, eu sei que é só a porcaria do facebook, mas fazem figura de parvos na mesma!
Pronto!Chega! Larga o teclado! Vai pôr a roupa a lavar que a mãezinha vem cá passar o fim-de-semana e aproveita e passa tudo a ferro. 'Tou a brincar!
Mai nada!
ResponderEliminarComo eu conheço a tua mãezinha, percebo perfeitamente. Mas espera que venha o neto/a e, como sei que ela é como eu, vai dizer-te o que disse à minha nora: «deixa a roupa do menino que eu passo a ferro. Já tenho saudades de passar coisas pequeninas». E tinha mesmo. E não estarás a dar-lhe trabalho... pergunta :d
ResponderEliminar