Fui hoje às compras pela primeira vez desde que entrou em vigor a taxa sobre os sacos de plástico. Fui de cesto e saco de pano, que eu sou uma pessoa muito prevenida, mais coisa menos coisa, vá!, (e o maldito saco de plástico até é um dos meus ódios de estimação) mas depois pus-me a pensar, então mas o diabo dos sacos de plástico até davam imenso jeito para apanhar os cocós das cadelas e para pôr o plástico para reciclar. E agora?
Bom, para os cocó há uns saquinhos próprios pretos e mais resistentes que até dá para arrumar dentro de um ossinho colorido que tem um gancho para prender na trela. Uma fofura! Quem não gostou foi o dono das cadelas que deve ter achado que era fofura a mais. Para quem estiver interessado, os tais saquinhos vendem-se nos chineses e nos supermercados e os mais baratos custam p' aí 3 cêntimos. por unidade.
A reciclagem do plástico é que ainda não sei como vou fazer mas não me apetecia nadinha ter de comprar sacos de propósito para isso. Aqui talvez fosse uma daquelas situações em que seria bem visto o município facultar uns sacos para a malta separar pelo menos o vidro e o plástico.
Mas entretanto descobri que os sacos que o supermercado está a vender por 10 cêntinos são diferentes dos outros, que eram fininhos. Os novos são maiores, mais resistentes e têm um coração vermelho e o nome do supermercado em letras mais pequenas.
Fiquei cheia de curiosidade em saber o que teriam feito aos outros sacos. Fui perguntar. Depois de alguma resistência porque "este assunto não diz respeito ao cliente" fico a saber que os sacos foram despachados para a Madeira e para os Açores. Parece que lá a taxa sobre o saco de plástico não se aplica. Será que nos Açores e na Madeira o saquinho de plástico não tem o mesmo impacto sobre o ambiente???
Também já tratei do assunto porque me recuso a pagar 10 cent por cada saquito bonito ou feio. Julgo até que por aqui há quem venda os que tinha em stock e está no seu direito porque pagou o imposto.
ResponderEliminarQuanto à minha reciclagem é feita há muito tempo com a ajuda daqueles sacos de 50c já velhos que não servem para trazer compras. Um para cada. Levo-os até aos contentores e pronto despejo as coisas lá para dentro.